NOSSA EQUIPE

NOSSA EQUIPE

Saiba mais sobre quem somos.

PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS

Saiba mais sobre os procedimentos que realizamos.

Soluções em Cardiologia                                  

O que é Cardiologia Intervencionista?

Cardiologia Intervencionista é um braço da cardiologia que lida especificamente com o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas através do cateterismo. Andreas Gruentzig é considerado o pai da intervenção cardíaca e foi um dos pioneiros deste segmento ao realizar a primeira angioplastia coronária em 1975. 

 

Um grande número de procedimentos podem ser realizados no coração utilizando o cateterismo cardíaco. Os mais frequentes envolvem a inserção de um introdutor (pequeno cateter valvulado) em um grande vaso sanguíneo (artéria femoral, artéria radial ou em veias calibrosas como femoral, jugular e subclávia). Pelo interior deste introdutor, é inserido um cateter mais longo e menos calibroso. Sob visualização direta por um aparelho de raioX digital, o catéter é posicionado no interior do sistema circulatório para a realização de injeção de contraste, medidas de pressão sanguínea, infusão de medicamentos, dentre outras funções.  

 

De modo geral, a Cardiologia Intervencionista proporciona o tratamento de doenças cardiológicas por uma abordagem minimamente invasiva, através de procedimentos como a angioplastia coronariana com implante de stents, troca de válvulas cardíacas, correção de defeitos anatômicos congênitos, etc.