Cateterismo

Cateterismo

O que é cateterismo cardíaco?

O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo em que os médicos examinam o coração para detectar alguns tipos de problemas. A maioria das pessoas que faz o cateterismo cardíaco é submetida a uma angiografia coronária. Trata-se de um exame para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração.

Algumas pessoas são submetidas ao cateterismo cardíaco para examinar a presença de problemas nas câmaras e valvas cardíacas (átrios e ventrículos). Para obter informações sobre estas estruturas cardíacas os médicos podem medir as pressões ou quantidade de oxigênio sanguíneo em diferentes partes do coração ou de suas artérias.

O cateterismo cardíaco é um procedimento realizado em ambiente hospitalar. Em geral sob sedação leve e com administração apenas de anestesia local. Através de uma punção na na região da virilha ou do pulso, o médico insere um fino tubo de plástico (chamado de cateter). Avançando este cateter até o coração o médico realiza testes e injeta uma solução de contraste que é filmada também pelo aparelho de raio X.

Após o procedimento o médico retira o cateter do corpo do paciente e aplica uma pressão para prevenir o sangramento no local. Há a necessidade de se repousar no hospital por algumas horas, e o retorno às atividades habituais acontece em torno de 3 dias após o procedimento.